Harry Potter é um garoto aparentemente normal que mora com seus terríveis parentes trouxas (Muggles: Pessoas não-bruxas), os Dursley, em Surrey, um subúrbio localizado em Londres. Em seu décimo primeiro aniversário, ele descobre, através de um misterioso homem chamado Rúbeo Hagrid, que ele é, na verdade, um bruxo. Ele também acaba descobrindo que é muito famoso no mundo mágico por ser aquele a quem eles chamam de "O menino que sobreviveu", já que ele foi a única pessoa no mundo que sobreviveu ao ataque do terrível bruxo das trevas Voldemort, e isso quando ele era apenas um bebê. Voldemort conseguiu assassinar os pais de Harry, no entanto, acabou ficando aleijado no momento em que atacou o garoto, cuja sequela não passou de uma cicatriz em forma de raio na testa. Após revelar tudo isso, Hagrid conta ao garoto que ele foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e que ele deve escolher se quer ficar com os Dursley ou ir para a escola. Harry opta por ir para Hogwarts, e logo após comprar seu material escolar no Beco Diagonal, ele pega o trem para a escola na Plataforma 9¾, que fica na estação King Cross.
Já no trem, Harry conhece Rony Weasley, um bruxo com uma grande família de bruxos de puro-sangue, e Hermione Granger, uma bruxa filha de trouxas. Ao chegar a escola, ele conhece Draco Malfoy, um arrogante bruxo que logo se torna seu inimigo. Em seguida, ele e toda a turma do 1º ano passa pelo Chapéu-Seletor, que indica em qual das quatro casas da escola eles irão ficar: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal ou Sonserina. Como a Sonserina é conhecida por ser a casa de bruxos e bruxas do mal, Harry implora ao Chapéu para ele não colocá-lo lá. Assim, ele acaba na Grifinória, junto com Rony e Hermione.
Em Hogwarts, Harry começa a aprender mais sobre magia e descobre mais sobre seu passado e o de seus pais. Acidentalmente, ele se torna um jogador de Quadribol (um esporte do mundo mágico no qual as pessoas voam em vassouras) do time da Grifinória, sendo colocado como um apanhador (e descobrindo que seu pai também foi um apanhador). Certa noite, ele, Rony e Hermione encontram um cão gigante de três cabeças no 3º piso da escola (que é terminantemente proibido para os alunos). Eles descobrem que o cão está guardando a Pedra Filosofal, um objeto que pode ser usado para transformar qualquer metal em ouro puro e dar a imortalidade a seu proprietário. Devido uma série de acontecimentos após esse evento, Harry conclui que seu professor de Poções, Severo Snape, está tentando roubar a pedra para poder permitir o retorno de Voldemort a forma humana.
Após encontrarem com o vilão na Floresta Proibida da escola e descobrirem que o professor já sabe como passar pelo cão, eles decidem pegar a pedra antes que Snape o faça. Para isso, eles passam por uma séries de feitiços que protegem a pedra. Após Rony se acidentar ao tentar passar pelo último obstáculo, Harry decide ir atrás da pedra sozinho.
Ao chegar no local onde a pedra estava escondida, ele descobre que, na verdade, havia se enganado quanto ao professor que queria pegar a pedra. Depois de descobrir quem era o verdadeiro traidor, Harry luta com ele para poder recuperar a pedra, e acaba se encontrando com Voldemort pela primeira vez. No final de tudo, ele recupera a pedra e junto com os amigos, permite que a Grifinória ganhe a Taça das Casas (um prêmio dado a melhor das casas do ano letivo). Porém, todos percebem que nada irá permanecer como era antes, já que Voldemort vai tentar voltar para terminar o que começou. Ao pegar o trem de volta para casa, Harry percebe que, diferente de seus colegas, ele não está voltando para sua verdadeira casa, já que Hogwarts se tornou seu novo lar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário